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14 de maio de 2013

ARTIGO

 

JUNIOR VAZ EM
O ATO DE ADMINISTRAR SONHOS E TORNA-LOS REALIDADE.

“... Não sei até onde eu posso chegar, mais enquanto o dom da vida tiver continuarei estudando, tentando, para descobrir...”


... Hoje vou falar com você do meu SONHO que está se tornando realidade... Sempre sonhei em ser um grande homem e sou, meu querido Pai mim ensinou a ser honesto, trabalhador e transparente. Só apenas isso já mim faz ser um grande homem. Só que eu vi que precisava de mais alguma coisa, uma profissão, como tenho facilidade de lidar com as pessoas, de sempre está junto com o povo, de dar criatividade as coisas e dinamizar tudo e todos, fiz um curso Técnico de TEATRO por dois anos em uma grande, perigosa metrópole e Maravilhosa cidade capital. Foi bacana, FUI, estudei, trabalhei, lutei, conquistei espaço e consegui o meu curso, tenho o TEATRO como paixão, amo fazer arte e principalmente a de interpretar textos e viver grandes personagens da ficção e da realidade, mim tornei um ATOR.
... Mim considero um artista e sempre enquanto eu viver quero poder falar bem, viver bem, educar bem e ser mais educado ainda, ajudar as pessoas a serem mais espontâneas, criativas, dinâmicas com o próximo que é humano também, e o TEATRO ajuda a gente a ser assim, rejovelhece a alma e o Espirito e dar sustentabilidade para o CORPO.
... Ao retornar do Rio de Janeiro – RJ – artista mais ainda, resolvi fazer um curso superior, a ADMINISTRAÇÃO, para que se tornasse mais fáceis as habilidades de administrar negócios, pessoas e etc. O ato de administrar é um dom, um dom que é composto por muitos outros dons, verbos que só nos faz crescer cada vez mais, liderar, pesquisar, projetar, implantar, começar, construir, gerir, selecionar, formar, capacitar. Conhecer e reconhecer cada um deles, descobrir cada um deles em nós é fazer dar bons frutos e frutos duradouros perpétuos na localidade e região onde moramos.
... Esse curso ele nos ensina a ser profissional ligado a área empresarial mais também nos ensina a sermos mais próximos das pessoas, a sermos mais humanos e sabermos lidar com toda essa globalização que está sendo posta e avançando cada vez mais com os autos recursos tecnológicos que temos já existentes no mundo atual. Como diz o professor em sala de aula: “... Administrar não é um dom para todos, há os escolhidos, o ato de liderar é um dom que você escolhido/a já nasce com ele, esse mito de que se constrói lideres em sala de aula não existe, ou já veio de berço essa vontade para que na sala você só aperfeiçoe ou nada feito, por mais que você tente, gaste, invista na área, sempre terá um percalço...” e é verdade a fala do professor, por mais que nos dediquemos nos esforcemos, mais se você não tem talento, dom, vontade, coragem, fé, você não chega lá. Por isso que na hora de escolher a sua profissão, principalmente você adolescente, jovem dos 15 a 29 anos que está despertando agora para pensar nessa escolha, começa desde já a avaliar as suas vontades, os seus jeitos, gostos, tipos, o seu modo de agir, de se comportar na frente das pessoas, na família, na escola, no trabalho que está a exercer e em fim. Tudo isso refleti e ajuda na sua escolha profissional. È preciso primeiro fazer um levantamento pessoal, intimo com você mesmo, com Deus e depois dar o ponta pé inicial. Tenho certeza que depois dessa analise, pesquisa pessoal e familiar, iniciando um bom curso superior, você será um grande profissional seja em qualquer área que for.
O nosso país está cheio de instituições espalhadas por ai do curso superior em Administração públicas e privadas, elas querem muito vencer na vida e chegar lá como as maiores instituições de ensino superior do mundo, e as escolas privadas querem ganhar dinheiro cada vez mais, não importa a quantidade de alunos, foram quatro longos anos de muito estudo, esforço, coragem, desafios, problemas e conquistas em escola particular, trabalhando e estudando. Consegui! Ainda estamos em fase terminal mais graças a DEUS o artista do universo e autor de toda a criação estamos chegando ao fim. Encerraremos mesmo no dia em que chegar os nossos Diplomas e recebermos, aí sim teremos concluído toda essa etapa da vida, segunda, do nosso Currículo Estudantil. Escolhí ser Bacharel em Administração pela necessidade que há no nosso Municipio de Administradores, a falta é muito grande e acaba alarmano todo o mercado na região. Alarmano que eu digo, prejudicando a própria empresa, sem planejamento, sem um Plano de negocio bem feito, sem uma pesquisa de mercado, uma perspectiva de lucro, sem um bom atendimento. Sinto que a maior das necessidades é o Plano de negocio estratégico, porque se houvesse um bom plano estratégico nas empresas da nossa região nos não pecaríamos no mau atendimento ao cliente, as empresas durariam mais, e o mercado seria cada vez mais valorizado. Abaixo alguns informes a respeito do curso superior, Bacharel em Administração:
... Conforme o Artigo 3º do PARECER CES/CNE Nº 023/2005 de 3 de fevereiro de 2005, o Curso de Graduação em Administração deve ensejar, como perfil desejado do formando, capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.
Conforme o Artigo 4º do PARECER CES/CNE Nº 023/2005, de 3 de fevereiro de 2005, o Curso de Graduação em Administração deve possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:
  1. reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
  2. desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
  3. refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
  4. desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
  5. ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
  6. desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
  7. desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; e
  8. desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.
De acordo com os arts. 2º da Lei nº 4.769/65 e 3º do Regulamento aprovado pelo Decreto nº 61.934/67, a atividade profissional de Administrador será exercida, como profissão liberal ou não, mediante:
  1. elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização;
  2. pesquisas, estudos, análises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos de administração geral, como administração e seleção de pessoal, organização, análise, métodos e programas de trabalho, orçamento, administração de material e financeira, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, bem como outros campos em que estes se desdobrem ou com os quais sejam conexos;
  3. exercício de funções e cargos de Administrador do Serviço Público Federal, Estadual, Municipal, Autárquico, Sociedades de Economia Mista, empresas estatais, paraestatais e privadas, em que fique expresso e declarado o título do cargo abrangido;
  4. o exercício de funções de chefia ou direção, intermediária ou superior, assessoramento e consultoria em órgãos, ou seus compartimentos, da Administração pública ou de entidades privadas, cujas atribuições envolvam principalmente, a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração;
  5. magistério em matérias técnicas do campo da administração e organização. Parágrafo único. A aplicação do disposto nas alíneas c, d e e não prejudicará a situação dos atuais ocupantes de cargos, funções e empregos, inclusive de direção, chefia, assessoramento e consultoria no Serviço Público e nas entidades privadas, enquanto os exercerem.
POR JUNIOR VAZ

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