MAIS NOTÍCIAS!

5 de julho de 2013

EDUCAÇÃO E CULTURA

Grupo Futuro Educacional encerra 1º
Semestre com o IVº Arraial
Tema: “O homem como protagonista do Conhecimento”
 











O grupo Futuro Educacional realizou na última sexta-feira (28), seu IVª Arraial, com o tema: “O homem como protagonista do Conhecimento”. O evento teve início por volta das 18hs e objetivou a integração dos alunos, professores e comunidade escolar, bem como a valorização do folclore brasileiro. O evento também concluiu o encerramento do 1º semestre integrado à manifestação da festa junina e das manifestações culturais. Desenvolvendo cada vez mais o conhecimento do homem através de ações concretas e participativas, favorecendo a todos os envolvidos bem como a ampliação do seu universo linguístico, pois a festa junina também apresenta uma temática rica, em que podem ser explorados diversos tipos de linguagens, levando o educando a conhecer seus  valores, tendo “o homem como protagonista do conhecimento”

.  

A pedagoga Fernanda Maria Pereira de Oliveira iniciou cerimonia de abertura ás turmas as suas respectivas apresentações. O Núcleo Infantil apresentou as danças: Quadrilha; Carimbó; Cantiga de Roda; Portuguesa; Pau de Fitas;  Dança do Maçarico e Chula. O Ensino Fundamental I e II proporcionaram as danças: Arraial do Pavulagem; Quadrilha do Norte; Ciranda do Norte; Lampião e Maria Bonita; Xote Nordetino; Forró; Desfeiteira; Carimbó/Maçariquinho e Lenda da Vitória Régia. A festa contou também com o desfile das misses do Ensino Fundamental numa verdadeira demonstração de beleza, charme e encanto de qualquer festa junina e o 1º Lugar ficou para a Miss Futuro Gabriela Felix ( séria 5º A EF I), 2º colocação Miss Caipira Ana lívia Souza Pacheco ( 3º A EF I) e 3º Miss Simpatia Maria Eduarda Oliveira (8º A EF I).






Segundo a diretora do Futuro Educacional Simone Dantas, a temática “O homem como Protagonista do Conhecimento”, foi trabalha do no sentido de mostrar a cultura do nordeste, a dificuldade e cultura nordestina que é muito latente e muito determinante para o resto do país. “A expansão deles para o resto do país, quando  migraram para os outros estados, e deixaram um pouco da sua cultura foi determinante para a interjeição dos povos totais. O Ensino Médio usou como temática as escrituras de obras de Romero Brito. No fundamental ficou com diversidade cultural, um pedacinho da cultura de todos os palcos brasileiros apresentados aqui. A festa ela não é uma festa em si, na verdade ela é a culminância de uma projeto pedagógico”, salientou a diretora Simone.

 Para o diretor geral de todas as unidades do Grupo Futuro Educacional Dr. Raimundo Nonato Júnior, o evento representa o principal elemento pedagógico e educacional e o resgate e a manutenção das tradições do povo brasileiro.  “A festa junina é a maior festa tradicionalmente brasileira comparada aos termos de brincânça ao carnaval, mas representa um regionalismo muito forte do nordeste em função de um pouco para o norte. Então ela é uma festa que tem a cara do norte e nordeste brasileiro com um Vínculo muito forte com as escolas. Todas as escolas tem um investimento muito grande no resgate da pro ligação desse evento cultural para toda comunidade escolar e expandindo, abrindo as suas portas para a comunidade na cidade onde a escola está
 inserida, e o  resultado é felicidade no rosto, nos as semblantes dos pais de verem os filhos brincando, se divertindo, representando a cultura da sua região em momentos de grande descontração com os colegas com a comunidade com a família. Com certeza, a festa junina é muito esperada e a escola que não realiza ela deixa uma lacuna. Dessa forma, a sociedade educativa sempre aguarda com muita ansiedade a realização dessa festa junina”, finaliza Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUAL É A SUA OPINIÃO SOBRE ESTE ASSUNTO?