MAIS NOTÍCIAS!

24 de agosto de 2013

Emprego e Renda

SINE cobra a contratação de mão de obra local das prestadoras da Vale

Em reunião entre a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás; a Vale; o SINEe prestadoras de serviços da mineradora; a Diretora do SINE em Canaã, RejeannyLeite, advertiu que as prestadoras não estão cumprindo o acordo firmado e que o descumprimento desse acordo acaba gerando problemas sociais não somente para Canaã, mas para a própria Vale.




O acordo firmado entre as partes, que inclusive é um compromisso que a Vale tem com o município, estabelece que 70% da mão de obra sejamcontratadas de Canaã dos Carajás e essas contratações devem ocorrer via SINE, porém isto, segundo Rejeanny, não vem acontecendo.



O Gerente Geral de Sociailoeconomia e Meio Ambiente do Projeto S11D, EngºAbraham Athar, ao tomar conhecimento desta informação, cobrou, de maneira incisiva, das prestadoras, o cumprimento de tal acordo, pois esse é um compromisso da Vale.


Para o Prefeito Jeová Andrade o cumprimento deste acordo é de extrema importância para o desenvolvimento do município, uma vez que a população é diretamente afetada com isso, ou seja, quando este acordo acontece ocorre geração de emprego e renda dentro no município, contudo, caso isso não exista, o percentual de desemprego e problemas sociais na cidadetende a ser crescente, índice esse que Jeová quer minimizar bastante. 



Segundo Rumão Freire Gama, Secretário de Desenvolvimento Social, quando se contrata mão de obra fora da cidade o comércio local enfraquece, visto que os recursos serão dispersos em outras cidades, isto sem contar com o aumento dos problemas sociais, como desemprego e violência,mas quando a contratação é daqui o mercado fica cada vez mais forte e o capital gira mais facilmente na cidade.


As prestadoras de serviço da Vale se comprometeram em rever seus processos de contratação para que o acordo com a Prefeitura de Canaã dos Carajás seja mantido e cumprido, uma vez que isto é indispensável para o fortalecimento da economia local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUAL É A SUA OPINIÃO SOBRE ESTE ASSUNTO?