MAIS NOTÍCIAS!

16 de novembro de 2013

Evento


Marcelo Bratke e Camerata Brasil celebram dois gigantes brasileiros: Villa-Lobos e Dorival Caymmi 


Espetáculo multimídia terá filme-cenário de Mariannita Luzzati sobre a natureza brasileira. 
    
  
O projeto, idealizado pelo pianista Marcelo Bratke e pela artista plástica Mariannita Luzzati, conta com o patrocínio da Vale e levará 26 apresentações do espetáculo Cinemúsica Brasil – Série Clássicos Brasileiros – Marcelo Bratke e Camerata Brasil,celebrando dois gigantes brasileiros: Heitor Villa-Lobos: um compositor erudito com alma popular e Dorival Caymmi: um compositor popular com espírito erudito, que completaria seu centenário em abril de 2014. A apresentação é um tributo a este baiano cuja obra, segundo Marcelo Bratke, “reveste-se de uma simplicidade maravilhosa”. O projeto traça um paralelo entre as obras destes dois grandes compositores, onde o erudito e o popular nutrem-se mutuamente e se completam para revelar ao público a diversidade da cultura e da música brasileiras. 
  


O programa profissionalizante Camerata Brasil, criado por Marcelo Bratke em 2007 e recentemente elogiado pelo jornal The New York Times por ocasião de um memorável concerto que realizaram juntos no Carnegie Hall em Nova York,  é uma orquestra de câmara formada por jovens músicos eruditos e populares vindos de extratos desfavorecidos do Estado do Espírito Santo que através deste projeto foram lançados no mercado musical nacional e internacional. Bratke e sua Camerata se apresentarão em 2013 e 2014 com esta série de 13 concertos públicos; sendo 11 em cidades brasileiras e 2 em Moçambique: Maputo, a capital, e em Tete. O projeto prevê ainda a realização de 13 concertos didáticos durante o percurso – ensaios gerais abertos dirigidos a crianças e adolescentes da rede pública de ensino de cada cidade visitada pela turnê.


 


O espetáculo  de Marcelo Bratke e Camerata Brasil enfocará os elementos da natureza que ecoam nas obras destes compositores através de um espetáculo multimídia que explora o conceito lansdcape sonoro. 
  
Estarão também presentes no trabalho da Camerata Brasil obras do norte-americano John Cage, um artista contemplativo e pioneiro da música aleatória e eletroacústica, e Tom Jobim; com uso de instrumentos não convencionais e uso não convencional de instrumentos convencionais. 
  
Bratke é conhecido por seus espetáculos multimídia e estes não fugirão à regra: ao longo dos concertos será projetado como cenário um filme da artista plástica Mariannita Luzatti com imagens dos mares do Brasil. O espetáculo explora o conceito artístico de paisagens imaginárias, como Mar e Terra e os arranjos serão de Dori Caymmi, filho e herdeiro musical de seu pai Dorival. Um trabalho que – ainda segundo seu mentor, Macelo Bratke – “tem tudo para levar o público ao êxtase da contemplação interior”. 
  

A Camerata Brasil é um projeto sociocultural de Marcelo Bratke patrocinado pela Mineradora Vale que tem recebido o aval de importantes instituições do Brasil e do mundo, dentre as quais o Ministério das Relações Exteriores, Arts Council of England, The New York Times, Yomiuri Shimbun, Rede Globo e BBC de Londres; o Programa Camerata Brasil já realizou, desde sua criação, 4 grandes turnês nacionais e 3 turnês internacionais, totalizando 76 concertos públicos e 52 concertos didáticos no Brasil e no exterior, bem como centenas de workshops pedagógicos na cidade de Vitória, em parceria com a Faculdade de Música do Espírito Santo, através do Núcleo Brasil de Sustentabilidade Musical. 
  
 Dia 29 de novembro em  Canaã dos Carajás  – às 20h00 - Casa da Cultura - Rua das Esmeraldas,  s/n. Tel: (94) 3358-1933.Concerto gratuito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUAL É A SUA OPINIÃO SOBRE ESTE ASSUNTO?