MAIS NOTÍCIAS!

10 de dezembro de 2013

EVENTO CULTURAL - APRESENTAÇÃO: CASA DA CULTURA

Fundação Vale leva cultura clássica para Canaã dos Carajás

“A gente trabalha em prol de movimentar a rede cultural que existe no município por isso nosso esforço em estabelecer parcerias com o que existe de cultura em Canaã, com os artistas da cidade e circunvizinhança no objetivo de fortalecer a identidade cultura do município”, Daniel Florenzano, diretor da Casa da Cultura e gerente de relacionamento com a comunidade.



Na noite de sábado, 9, a Casa da Cultura localizada em Canaã  dos Carajás foi prestigiada com o concerto do pianista Marcelo Bratke renomado pianista recentemente aclamado pelo jornal The New York Times por sua interpretação de Villa-Lobos no Carnegie Hall em Nova York.
O evento proporcionado pela fundação Vale em parceria com o ministério da cultura é um dos trabalhos da fundação em diversificar e fortalecer a cultura local. “Canaã tem pessoas de inúmeros estados brasileiros inúmeras culturas é uma cidade que é a cara do Brasil. O concerto do pianista Marcelo Bratke proporcionou o entretenimento de um destes vários grupos culturais de nossa cidade e a oportunidade de mais pessoas conhecer mais uma atração artística brasileira. A gente trabalha em prol de movimentar a rede cultural que existe no município por isso nosso esforço em estabelecer parcerias com o que existe de cultura em Canaã, com os artistas da cidade e circunvizinhança e também com a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, no objetivo de fortalecer a identidade cultural do município”, declarou Daniel Florenzano diretor da Casa da Cultura e, também, gerente de relacionamento com a comunidade.
Casa da Cultura de Canaã dos Carajás ficou lotada de espectadores os quais prestigiaram o evento cultural.

A apresentação do pianista Marcelo Bratke e Camerata Brasil aprovado e aclamado pelo público canaense, foi mais uma apresentação de seu projeto Cine música Brasil. Um projeto que Marcelo Bratke idealizou juntamente com a artista plástica Mariannita Luzzati. O projeto leva ao palco as orquestrações criadas pelo pianista e Dori Caymmi em junção com as obras e imagens da natureza coletadas em diversas regiões do país por Mariannita, que traduz ao publico as fontes de inspiração que levaram Villa-Lobos e Caymmi a criarem uma nova fisionomia para a música brasileira do século XX.
“A música une aproxima as pessoas é uma agregadora social une pessoas que vem de realidades culturais totalmente diferentes, através da música podem ter uma maior inter-relação”. Declarou Marcelo Bratke que em 2014 estará em turnê pelo Brasil e África em comemoração ao centenário de nascimento de Dorival Caymmi.
Sulamita Carvalho coordenadora da casa da cultura enfatiza com orgulho o evento Noite Cultural um dos grandes eventos realizado este ano pela instituição entre tantos outros. “Eventos como este não é o primeiro nem será o último a trazermos para Canaã. Há um ano trouxemos Nilson Xaves um grande nome na música paraense, hoje um pianista consagrado na cultura clássica”, lembra.
Os projetos culturais da Fundação Vale na cidade tem conseguido com êxito alcançar seus objetivos. Seu trabalho e investimentos na área tem movimentando, fortalecido e  diversificado a cultura local.

Em 13 de dezembro realizará a 3° noite cultural que é um produto das oficinas que acontecem na casa da cultura durante todo o ano. As oficinas de 2014 na segunda semana de janeiro, e as matriculas já começam dia 16 de dezembro 2013. Os interessados nas oficinas de violão, teatro, jazz e balé devem procurar a casa da cultura para efetuar a matricula a mensalidade é de apenas 10 reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUAL É A SUA OPINIÃO SOBRE ESTE ASSUNTO?