MAIS NOTÍCIAS!

15 de dezembro de 2013

JUSTIÇA


Eliane e Givaldo são absolvidos por Júri popular



Autores do homicídio de Neto despachante são absolvidos em julgamento de júri popular ocorrido na Câmara de Canaã dos Carajás, PA, na última quarta-feira,4.


Réus confessos professora Eliane Rosa de Souza, 38, e o taxista Gilvado Sá, 47, (seu namorado e cúmplice), ambos envolvidos na execução de Severino Constantino Neto conhecido popularmente por Neto Despachante foram absolvidos por voto do júri popular durante julgamento ocorrido nesta última quarta-feira, 4, na Câmara de Municipal de Canaã dos Carajás, PA.
Gilvado confessou ter contratado os serviços de Antônio Ribeiro de Mendonça, apelidado de Antônio Juquira (foragido da polícia), para executar Neto em 12 de março de 2012 pelo valor de 15 mil reais. Na época, Neto era Diretor do Departamento Municipal de Transito de Canaã e foi alvejado por quatro tiros enquanto trafegava em uma motocicleta pela Av. Weyne Cavalcante em direção ao DMTC, hoje Setran.
De dentro de um veículo modelo GM/ Classic de cor prata dirigido por Givaldo Sá, Antônio Junquira disparou de um revolver calibre 38 quatro tiros, e três atingiram a cabeça e um o peito da vítima que teve morte instantânea. Givaldo e Antônio Junquira foram presos no município de Água Azul do Norte, sul do Pará.

04 de dezembro sem dúvidas ficou marcado na história de julgamentos já ocorridos em  Canaã principalmente na mente deaqueles  que assistiram ao longo julgamento de mais de 14 horas realizado no auditório da Câmara de Vereadores. O julgamento foi iniciado às 9hs com intervalo de 45 minutos para almoço. Marcado por forte comoção dos que ouviam os relatos das testemunhas a cada depoimento prestado, inevitavelmente mais e mais fatos revelavam atitudes de violência doméstica que foram praticados pela vítima contra a ré Eliana Souza em quase 17 anos de casamento que segundo seu depoimento a violência continuou mesmo após os mais de dois anos separados. Ela relatou ainda que suas atitudes violentas também eram sentidas pela filha, hoje, com 18 anos de idade.
A viúva de Neto, Maria Aparecida relatou em seu depoimento que a vítima não tinha atitudes violentas contra ela e que mantinham uma relação matrimonial harmoniosa.
A família (pai, mãe e irmãos) e parentes da vítima marcaram presença, todos usando camisetas brancas com a foto do ente querido e colocaram na entrada da Câmara três faixas pretas com frases que manifestavam o pedido de justiça. Em uma das faixas estava escrito: A principal igualdade entre as classes sociais é a justiça.
A comoção das famílias de ambas as partes era forte. Durante todo o julgamento o auditório esteve lotado pela comunidade canaense que recebeu o resultado da sentença lida pelo Juiz Lauro Fontes Jr. por volta das 22hs30 com a absolvição dos acusados.
Durante o momento de debate entre banca de defesa composta pelos advogados Wandergleison Fernandes, Arnaldo Júnior e Cleuber Mendes e a banca ex-adversa coordenada pela Promotora de Justiça Crystina Michiko Takeda Morikawa ambos fizeram suas colocações finais sobre o caso: Por parte da defesa uma das colocações foi que a absolvição não significaria dizer que eles não cometeram crime, mas, sim, o de clemência dada a dois réus que confessaram em julgamento terem praticado os atos pelos quais estava sendo acusados. Em contrapartida, a promotora Crystina colocou: “os réus sentenciaram Neto a morte, sentença esta que os acusados jamais receberão por punição”. Outra forte colocação da promotora foi: “os réus ali estavam com direito de defesa, mas neto que foi alvejado por quatro tiros não a teve”.
Após a finalização do julgamento Eliane Souza, sua filha seus parentes e Givaldo foram cumprimentados por todos.

Não íntegra: Decreto da Setença:

Absolvição da ré Eliane Maria Rosa pelo crime de homicídio doloso contra Severino de Souza Neto; e absolvição de Givaldo Sá, pela cumplicidade no crime, mas condenação de 1 ano e 4 meses de reclusão a Givaldo por falsidade ideológica, já que ele portava uma cédula de identidade falsa quando foi apreendido, todavia, como estava preso desde o mês de março de 2012, o júri então entendeu que ele já cumpriu a pena. O público presente aplaudiu a decisão do júri. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUAL É A SUA OPINIÃO SOBRE ESTE ASSUNTO?