MAIS NOTÍCIAS!

9 de abril de 2014

ARTIGO

Gestão Ambiental: Uma mudança de paradigma empresarial

Com o passar dos anos, séculos e milênios, a evolução dos sistemas econômicos trouxe aos recursos naturais explorados a escassez eminente. Os impactos negativos visualizados ao redor do mundo não foram somente causados pelo crescimento econômico, mais também, pelo aumento por bens e produtos necessários a população mundial. Quem nos dias atuais consegue viver sem energia? Quem consegue viver sem um celular de ultima geração? O que as crianças estão aprendendo com a era tecnológica? Quem nunca comeu um X-Burguer? A cada ano que se passa, a população necessita de mais e mais serviços e produtos que envolvam tecnologia. E para produção de tal tecnologia, as indústrias necessitam de mais e mais matéria prima advinda dos recursos naturais vislumbrando atender a demanda da população mundial.
No final do século passado, surge uma importante ferramenta que poderia vir a trazer atos mitigatórios para tentar reduzir os impactos causados pelas atividades industriais e melhorar a imagem da empresa no mercado onde grandes marcas e produtos são consumidos diariamente. Essa ferramenta é a Gestão Ambiental. A Gestão Ambiental é uma medida adotada por uma empresa em que a prioridade é a sustentabilidade. Desta forma, a mudança de paradigma trouxe a essas grandes empresas economia com sanções políticas e multas ambientais, contribui para inclusão social e apoio a cidadania, reduz os impactos  da atividade no meio ambiente, economiza matéria prima para fabricação dos bens e produtos, evita desperdícios e cria possibilidades de reuso de alguns recursos através da  adoção de medidas e equipamentos de tratamento, que, e em contrapartida, cresce o olhar positivo por outras empresas e pela própria população que a cada dia se torna mais exigente por ter um produto de qualidade e sustentável.
Muito embora a Gestão Ambiental venha trazer vários benefícios através da sua implementação, a empresa nunca deve fechar os olhos e imaginar que mudança de atitudes ocorre da noite para o dia. Elas devem ficar atentas a melhoria continua de todos os processos ocorridos dentro e fora da empresa. O levantamento dos aspectos e impactos ambientais da atividade é um deles. Os stakeholders e os funcionários devem ser conscientizados da missão e da importância da melhoria no local de trabalho para que o produto final venha trazer lucratividade para todos e para o meio ambiente.
Por: Andrea Batista de Lucena
                Engenheira Ambiental Especialista em

                Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUAL É A SUA OPINIÃO SOBRE ESTE ASSUNTO?