MAIS NOTÍCIAS!

20 de junho de 2013

ACIACCA

ENTREVISTA

Aciacca viaja à Belém em busca de melhorias para o Comércio Local

Por Jacqueline Nolêto




O Presidente e o Diretor da Associação Comercial e Agropastoril de Canaã dos Carajás - Aciacca, Anderson Mendes e Jurandir José, respectivamente, estiveram durante uma semana em Belém –PA, em busca de melhorias do comércio local bem como sua valorização, refletindo também na melhoria de nossa cidade e qualidade de vida de seus munícipes, esta visita contou com o apoio da Redes/Fiepa.

Visitas e reuniões pré-agendadas entre Anderson e o Secretário de Segurança Pública Luiz Fernandes; diretor da Celpa Mário Gonçalves; Secretário Estadual de Obras Joaquim Passarinho; Secretário de Indústria, Comércio e Mineração David Leal; Superintendente da Faciapa Mauro Bastos e com o presidente da Associação Comercial do Pará-ACP Sergio Bitar, foram realizadas com o objetivo de melhor qualidade na Rede de Transmissão de Energia Elétrica da cidade, reforço na área de Segurança Pública e melhorias nos serviços oferecidos na Aciacca e valorização do Comércio Local.
Em entrevista ao jornal Visão News Anderson Mendes explica o que ficou acordado em cada um dos pontos acima.



Jornal Visão News: Anderson, o que se pretende fazer para resolver a problemática da Rede de Energia Elétrica em Canaã dos Carajás?

Anderson Mendes: Durante reunião com diretor da Celpa Mário Gonçalves, ficou acertado que eles irão construir uma subestação provisória para amenizar o problema da energia elétrica na cidade e, até o final de julho tudo estará resolvido, pelo menos provisoriamente. E, em março de 2014 a situação estará totalmente regularizada, pois será trazida uma linha de alta tensão de Carajás até Canaã. Será uma obra demorada, pois existem dificuldades em relação à negociação com os donos das fazendas onde a linha de trem de ferro fará o percurso, mas, se conseguirem negociar com os fazendeiros e colonos a conclusão desta obra será de apenas nove meses, porém, enquanto a Celpa não conseguir essa negociação não há como iniciar a obra, sendo esta uma das maiores dificuldades. Eles já visitaram praticamente todos os donos de terras aqui da região e, infelizmente, até agora ainda não conseguiram negociar com nenhum deles.
De início já fomos informados que serão feitas duas subestações, a primeira será provisória, para amenizar o problema da má qualidade de energia que vai passar de 13.8 KVA para 21 KVA e a outra definitiva com capacidade de 138KVA, que está prevista dentro de noves meses, prazo para conclusão da obra.


JVN: Canaã vai receber o Propaz?

A.M: Sim. O principal motivo que nos levou ao secretário de Segurança Pública Luiz Fernandes Rocha foi o alto índice da criminalidade em nosso Município. Nos últimos seis meses já houveram vários casos de assaltos, estupros e seqüestros. Com isso, muitos de nossos associados nos procuraram preocupados com essa situação, sendo, uma das classes mais prejudicadas por ser bastante visada. Então, junto ao secretário explicamos toda essa problemática e a falta de estrutura tanto da Polícia Civil quanto a Militar. Em resposta ele garantiu a vinda do programa “Pro Paz” para Canaã. Sua inauguração está prevista para março de 2014. O objetivo é que se faça um Centro Integrado e, no complexo, se disponibilizará Corpo de Bombeiros, Quadra de Esporte, Polícia Militar, Polícia Civil e um Heliporto. O objetivo do secretario é reunir-se com os prefeitos das cidades de Canaã dos Carajás, Parauapebas e Curionópolis pra que se tenha um helicóptero que atenda somente essa região. Também haverá um concurso público na área de Segurança Pública em Parauapebas onde serão deslocados para Canaã dos Carajás cerca de 60 policiais.


JVN: Joaquim Passarinho garantiu Pavimentação Asfáltica para Canaã dos Carajás?

A.M: A inciativa partiu de uma reunião que tivemos com prefeito Jeová Andrade e o governado do Estado do Pará na cidade de Parauapebas há cerca de 30 dias. Entregamos ofício solicitando apoio tanto na questão da melhoria de Rede de Energia Elétrica quanto na área da Segurança Pública. Na oportunidade, o prefeito solicitou pavimentação asfáltica em 10 km de estrada. O governador afirmou que esta obra será licitada e que será doado para nossa cidade estes 10 km de asfalto. Acreditamos que este trabalho será iniciado ainda neste ano.

JVN: Quanto à valorização do Comércio Local, o que se pretende através da Secretaria Estadual de Indústria Comércio e Mineração?

A.M.: Essa secretaria envolve o trabalho de mineração e, conseqüentemente, logo se percebe que a Mineradora Vale depende dela para desenvolver seus projetos em nosso Estado. Em relação à Canaã dos Carajás solicitamos apoio ao secretário David Leal quanto à valorização do comércio local no sentido de que ele enquanto secretário intervenha junto à Companhia com o objetivo de que as terceirizadas comprem seus produtos no comércio de Canaã dos Carajás e que também pague em dias.
Solicitamos ainda que o secretário convide as empresas da Capital a se instalarem em nossa cidade gerando assim, emprego e renda no município, até mesmo porque já temos o nosso Distrito Industrial e precisamos atrair empresas para que se instalem no local, visando assim à valorização da nossa cidade como um todo.

JVN: Como foi a reunião com a Federação das Empresas do Estado do Pará - Faciapa

A.M.: Apresentamos as demandas que temos aqui para Canaã que são além da qualidade da Energia Elétrica e o reforço da Segurança Pública, a negociação para a instalação da SCPC que é uma concorrente do SPC, porém, é um programa mais completo que oferece um relatório da quantidade de empresas as quais oferecem um determinado produto na cidade. Requeremos ainda o Programa do Selo de Certificado Digital o qual facilitará bastante o desempenho do empresário local, tendo em vista que algumas empresas da nossa cidade ainda não possuem o Certificado Digital e, no entanto, precisam se deslocar até Parauapebas. Dentro de 90 dias este serviço já estará disponível junto a Aciacca.  

JVN: Discorra sobre a visita à Associação Comercial do Pará – ACP.

A.M.: Na ACP nós participamos de uma reunião com um grupo aproximado de 50 empresários apresentamos o Projeto S11D e fizemos o convite para que eles venham conhecer mais de perto. Ficou acertado que em breve, a partir de uma agenda prévia eles virão à Canaã dos Carajás conhecer a cidade e o Projeto S11D e nos apoiar quanto à questão da valorização do Comércio Local, atraindo mais indústrias para nossa cidade.



JVN: Anderson qual a conclusão que você faz sobre essas visitas durante seis dias na Capital:

A.M.: Todos nós associados junto a Aciacca somos muito forte. Por onde passamos temos sido bem recebidos até porque uma associação organizada vai longe, e é o que nós temos feito. Estamos a cada dia, a cada mês nos organizando da melhor maneira possível visando executar um trabalho sério e com resultados satisfatórios.
Em Belém em um só dia nos reunimos com três Secretários de Estado, a partir disso podemos sentir o peso, a influência que uma associação comercial tem. Isso não é fácil, mas a Aciacca foi recebida em Belém podemos dizer que de braços abertos, e cada associado pode ter a certeza que em breve todos nós veremos os benefícios dessas visitas e reuniões. Teremos sim resultados satisfatórios porque estamos trabalhando incansavelmente para que o Comércio de Canaã dos Carajás seja de fato e direto valorizado, pois nossos comerciantes são pessoas lutadoras, responsáveis e como eu, enquanto presidente da Aciacca, queremos o melhor para nossa cidade. Eu só tenho a agradecer o empenho de todos, ao diretor Jurandir que me acompanhou nessa viagem e a parceria imprescindível da Redes/Fiepa, pois a união faz a força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUAL É A SUA OPINIÃO SOBRE ESTE ASSUNTO?