CIDADE
II Encontro de Mulheres Trabalhadoras do Campo e da Cidade de Canaã dos Carajás
tema: Mulheres virtuosas de Canaã dos Carajás Conquistando seus Espaços através dos Movimentos Sociais dentro da Sociedade Civil e Organizada.
Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais de Canaã dos Carajás – PA - STRCC; realizou no último dia 12, há exatos 30 dias que antederam o Dia das Mães, o II Encontro de Mulheres Trabalhadoras do Campo e da Cidade, com o tema: Mulheres virtuosas de Canaã dos Carajás Conquistando seus Espaços através dos Movimentos Sociais dentro da Sociedade Civil e Organizada. O evento aconteceu no Centro Cultural da Igreja Católica da Vila Planalto, mais precisamente localizada na Rua Sol Poente esquina com a Via Dragados. Uma extensa programação que iniciou às 8h da manhã até às 16h abriu debates com sociólogos e lideranças políticas da região e representantes dos acampamentos, e ao longo do dia, os palestrantes abordaram assuntos como o direito da mulher, previdência social, questões ambientais e latifundiárias. Estiveram presente no evento autoridades políticas como prefeito Jeová Andrade e o vice prefeito Alexandre ladeados por suas esposas Waina da Silva Andrade e Velaci Ciqueira de Carvalho. Representantes de associações, empresas privadas e representantes de municípios vizinhos como Marabá, Fetagri Sudeste, CPT, CEAPAS; Curionópolis, STTR e Serra Pelada; Eldorado dos Carajás, STTR; Parauapebas, STTR, Rondom do Pará, STTR também prestigiaram o encontro, bem como as Vilas Ouro Verde, Bom Jesus, Feitosa e Mozartinópolis, os acampamentos Terra para Paz e Nova Jerusalém também tiveram presença confirmada.
O II Encontro das Mulheres do Campo e da cidade contou com o apoio da prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás e também da Mineradora Vale, além dos parceiros Agencia de Desenvolvimento Social e Econômico de Canaã dos Carajás; Emater; Adepará, Economia Solidária, Associação de Trabalhadores na Agricultura de Canaã e Cooperativas.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Ribamar Costa, as trabalhadoras do campo em Canaã dos Carajás devem ter maior participação na política e em movimentos sociais. Em vista disso o encontro foi agregado ao planejamento anual, sendo assim um dos principais mecanismos para a luta sindical, em defesa da democratização política e dos direitos da mulher.
Segundo o vice-prefeito Alexandre, o sindicato pode contar com fortes parceiras como Vale, Ematel, Adepará, Agencia Canaã e prefeitura municipal. Com a meta de incluir o artesão no mercado de trabalho, a Associação das Artesãs mostrou-se um braço forte para o encontro sindical, levando capacitação para a trabalhadora rural. “É muito gratificante resgatar a autoestima dessas mulheres”, disse Alexandre.
A Economia Solidária, também com o dever de agrupar as mulheres do campo e da ciade , foi uma apoiadora que teve um papel significativo. “Às vezes o que nos falta é articulação social e isso é o que a economia solidária faz com mais ênfanse”, afirmou Juciária, diretora administrativa da Economia Sol idária.
Para dar maior suporte às mães que participaram do encontro, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais obteve o apoio da Casa da Cultura, uma entidade sem fins lucrativos que ofereu uma animada programação para os participantes durante todo o dia.
Para dar maior suporte ao encontro, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais obteve o apoio da Casa da Cultura, uma entidade sem fins lucrativos que ofereceu uma animada apresentação Cultural, com dançarinos que apresentaram a dança folclórica Carimbó.
O II Encontro de Mulheres Trabalhadoras do Campo e da Cidade encerrou às 16h com a participação popular no debate. Foi uma manifestação do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadoras Rurais, que através desse evento fez um apelo às autoridades e à sociedade por ações diretas de acolhimento às mulheres do Campo e da Cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
QUAL É A SUA OPINIÃO SOBRE ESTE ASSUNTO?