Casa da Cultura realiza em Canaã dos Carajás Semana de Oficinas de Música do Projeto Som
Projeto patrocinado pela Casa da Cultura em parceria com a Vale promoveu intercâmbio de conhecimentos musicais típico dos grandes centros urbanos
Canaã dos Carajás participou de um intercâmbio de conhecimentos musicais típico dos grandes centros urbanos. Realizado pela Casa da Cultura em parceria com a Vale, a Semana de Oficinas de Música do Projeto Som contou com uma programação extensa na cidade e foi ministrada por profissional altamente qualificados, bem conceituados e reconhecidos nacionalmente, entre eles estão: Ney Conceição, Toninho Horta, Lúcio Vieira, João Castilho, Hamleto Stamato, Nune Neto e vários outros grandes músicos que deram sua parcela de contribuição cultural através da Lei de Incentivo à Cultura.
O projeto, que está realizado em quatro cidades do interior do Pará – Canaã dos Carajás, Marabá, Parauapebas e Ourilândia do Norte – nos meses de abril e maio de 2013 e oferece oficinas musicais gratuitas em várias modalidades, no espaço de uma semana, e visa beneficiar centenas de músicos nessas localidades.
A Comunidade de Canaã dos Carajás puderam participar nas modalidades de violão e guitarra, baixo, piano e teclado, bateria e percussão, sopro e canto. Todas as oficinas aconteceram à noite e tiveram duração média de cinco horas, sempre com uma jam session no final.
Para fechar o ciclo de oficinas na cidade, um grande show gratuito reuniu instrutores e alunos em uma verdadeira celebração da boa música.
O Projeto SOM, idealizado pelo contrabaixista Ney Conceição e com realização de Suzy Muniz Produções, é um circuito itinerante de oficinas para qualificação e aperfeiçoamento de músicos profissionais, que se destina a preencher a lacuna de oportunidades e espaços para exercício, prática, diálogo, intercâmbio e aperfeiçoamentos de músicos e aspirantes à profissionalização.
Ney Conceição, o criador do projeto, toca atualmente com Elba Ramalho. Sua longa carreira de shows e gravações inclui vários dos principais artistas da MPB, como João Donato, Chico Buarque, Gilberto Gil, Altamiro Carrilho, Claudio Nucci, João Nogueira, Elza Soares e Zé Kéti, entre outros. Viveu 20 anos entre o Brasil e a Suécia, país onde atuava em casas de shows e bares, no período equivalente ao verão brasileiro. No exterior, acompanhou artistas como Sebastião Tapajós (Argentina e Espanha), Cláudio Dauelsberg (Portugal, Suécia e Suíça) e Robertinho Silva (EUA).
Todos os instrutores do Projeto SOM são profissionais de grande destaque em seus respectivos instrumentos, tanto no Brasil quanto no exterior. É o caso, por exemplo, de Toninho Horta – cantor, compositor, arranjador e orquestrador mineiro, parceiro e arranjador de Milton Nascimento. Dentre muitos discos históricos, Toninho participou do célebre Clube da Esquina, que reuniu a nata dos músicos mineiros de sua geração. A cantora e compositora Fátima Guedes ficou conhecida em todo o Brasil após cantar em um especial de fim de ano da cantora Elis Regina. Suas composições têm sido gravadas por inúmeros astros da MPB, como Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Nana Caymmi, Simone, Alcione e muitos outros.
O time de instrutores tem ainda Nuno Neto (cantor), Erivelton Silva (baterista), Hamleto Stamato (pianista e arranjador), Lucio Vieira (baterista), João Castilho (guitarrista), Paulo Levi (instrumentos de sopro), Itamar Assiere (pianista, arranjador e compositor), Itamar Collaço (contrabaixista) e Bernardo Bosisio (guitarrista).
SERVIÇO
Projeto SOM – Semana de Oficinas de Música
Ciclos de oficinas de música comandados por grandes mestres da MPB e do jazz, com duração de uma semana.
Direção: Ney Conceição.
Patrocínio: Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura
Ciclos de oficinas de música comandados por grandes mestres da MPB e do jazz, com duração de uma semana.
Direção: Ney Conceição.
Patrocínio: Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura
Marabá
Parauapebas
Parauapebas
Ourilândia do Norte
Professores:
Ney Conceição, Nuno Neto, Toninho Horta, Hamleto Stamato e outros.
Modalidades:
Violão e guitarra, baixo, piano e teclado, bateria e percussão, sopro, canto e prática de conjunto (somente em Marabá).
foi uma ótima oportunidade para aprimoramento da musicalidade e da cidadania
ResponderExcluir