MAIS NOTÍCIAS!

13 de maio de 2013

ESPORTE


Mais de mil atletas participam do Campeonato Estadual de Caratê em Parauapebas

A cidade de Parauapebas foi sede no final de semana (sábado e domingo) do Campeonato Estadual de Karatê Interestilos. A competição acorreu no ginásio poliesportivo do Bairro Beira Rio e contou com a participação de 1.150 atletas em várias categorias.


Organizado pela Associação Ágape de Karatê, com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), o campeonato trouxe para Parauapebas atletas das cidades de Canaã dos Carajás, Xinguara, Redenção, Breu Branco e Belém.
No sábado (20), os atletas apresentaram o katá, uma espécie de combate com um adversário imaginário que reúne uma sequência de movimentos — técnicas de ataque e defesa.
Durante todo o domingo (21), ocorreu a solenidade oficial de abertura da competição, com a presença do secretário municipal de Esporte e Lazer, Marcel Nogueira; do chefe de gabinete, José Omar; e de outras autoridades. Após a solenidade, tiveram início os combates (kumitê) que serviram para a classificação geral das equipes no certame marcial.
O primeiro lugar ficou com a Associação Ágape; o segundo com o Instituto Samurai Zen; a terceira colocação à Associação Girão; quarto lugar, Projeto Pipa (Semas); quinta posição, Associação Kimê; sexta, Dojolle; sétimo lugar, Nies Canaã dos Carajás; e oitavo, Breu Branco.
Para a campeã mundial de caratê interestilos, na categoria 12 anos, Karoline Console, o campeonato é importante, pois prepara os atletas para as competições nacionais.
Marcel Nogueira aproveitou a oportunidade para agradecer ao prefeito Valmir Mariano pelo apoio ao esporte em Parauapebas. O secretário afirmou que a equipe da Semel se sentia feliz com a realização da competição, que levou centenas de atletas ao ginásio poliesportivo, evidenciando que o investimento na modalidade de caratê está dando bons frutos. Marcel destacou, ainda, que as modalidades esportivas oferecidas pela Semel não preparam somente atletas, mas, também, bons cidadãos.
Para Emilia Montenegro, mãe do atleta Vitor Fernandes, de 5 anos, o caratê auxilia na educação das crianças. “O caratê é um esporte que trabalha a disciplina e não ensina as crianças a brigarem com os colegas, uma forma de interação com outras crianças”, opinou.
Na ocasião, o secretário geral da Confederação Brasileira de Karatê Interestilo, Leandro Gambetta, anunciou que Parauapebas será sede do Campeonato Norte e Nordeste de 2014.
Apoio ao caratê interestilo
O governo municipal apoia as associações Ágape, Girão, Kimê e Instituto Samurai Zen, disponibilizando recursos para participação em competições e execução de projetos na rede municipal de ensino. Além disso, a Semel executa um projeto de caratê, com aulas ministradas gratuitamente.
Resultado do campeonato
1º LUGAR: Associação Ágape
51 medalhas de ouro
43 medalhas de prata
36 medalhas de bronze
Somando o total de 1.500 pontos.

2º LUGAR: Instituto Samurai Zen
9 medalhas de ouro
20 medalhas de prata
14 medalhas de bronze
Somando o total de 395 pontos.

3º LUGAR: Associação Girão
16 medalhas de ouro
7 medalhas de prata
8 medalhas de bronze
Somando o total de 365 pontos.

4º LUGAR: Projeto Pipa (Semas)
5 medalhas de ouro
6 medalhas de prata
3 medalhas de bronze
Somando o total de 150 pontos.

5º LUGAR: Associação Kimê
5 medalhas de ouro
5 medalhas de prata
3 medalhas de bronze
Somando o total de 145 pontos.

6º LUGAR: Dojolle
3 medalhas de ouro
2 medalhas de prata
2 medalhas de bronze
Somando o total de 75 pontos.

7º LUGAR: Nies Canaã dos Carajás
2 medalhas de ouro
2 medalhas de prata
2 medalhas de bronze
Somando o totalde 65 pontos.

8º LUGAR: Breu Branco
2 medalhas de prata
Somando o total de 20 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUAL É A SUA OPINIÃO SOBRE ESTE ASSUNTO?